Parece que toda vez que a gente se aproxima ou se afasta do lançamento de um novo Blockbuster nós passamos pelo mesmo problema: a falta de bonecos/action figures das personagens femininas dos filmes.

A Hasbro, MAIS UMA VEZ, resolveu cortar a personagem feminina dos seus lançamentos. Em A Era de Ultron a empresa preferiu colocar o vilão Ultron na caixa do grupo do que colocar Viúva Negra. Desta vez ela excluiu Rey. Não faz nem sentido, já que ela era A MAIOR COISA DO POSTER.

poster zoado

Desenhei, pra ver se a Hasbro entende.

Nada de Rey. Nada de Phasma.

Quem primeiro notou a falta de Rey foi o site Geek Girl Authority, mas confesso que eu já andava olhando vitrine de loja de brinquedo na espreita, procurando a garota. O site mostra uma foto que parece ser reflexo de TODAS as linhas de blockbusters da empresa: faltam as personagens femininas. O conjunto de bonecos em questão tem Kylo, tem Finn, tem Po (de uniforme de piloto), Tem Chewbacca, tem um Stormtrooper de Primeira Ordem, e tem um Piloto de Caça Tie de Primeira ordem. Dois personagens randômicos? Porque não? Mas-deus-me-livre de ter Rey. Nup. Nadinha de Rey. Muito menos de Capitã Phasma.

star-wars-hasbro-target-1024x812

De todos os seus 191 produtos que a Hasbro Brasil disponibiliza no site, apenas 8 são de personagens femininas. Além disso, a Capitã Phasma (que também não aparece no conjunto dos personagens) parece ter cedido lugar a um tal de Capitão Phasma – um ótimo reflexo do modo como a empresa divide o seu sistema de busca “Para Meninos” e “Para Meninas”.

Ano passado Gamora foi excluída da equipe de Guardiões da Galáxia em praticamente todos os produtos. Viúva Negra vem lutando com a falta de representação  no merchandising desde o primeiro Vingadores. Espero que a parte da Lucas Filmes dentro da Disney faça um trabalho melhor do que a da Marvel vem fazendo com suas fãs. Sim, é produtor licenciado, mas a empresa detentora dos direitos pode sim influenciar as empresas que compram esses direitos de reprodução a incluir maior diversidade. Igualdade não se atinge apenas no pôster do filme.

Principalmente com tão poucas opções, o biquíni de escrava da Leia estar supostamente aposentado parece cada vez melhor. Rey pode não precisa lutar contra o biquini dourado, mas aparentemente vai ter que continuar lutando contra a invisibilidade. #whereisrey

*** Caí nesse texto da Raíssa do Nerdivinas em que ela escreve uma carta pra a Hasbro exatamente sobre o sumiço da Rey “Querida Hasbro, meninas também gostam de Star Wars.”

%d blogueiros gostam disto: