Esse mês foi um mês MUITO corrido na vida fora-do-blog, e eu acabei perdendo a oportunidade de falar de alguns catarses muito legais…. MAS OLHA SO! Tem catarse novo, e é catarse de minaS! <3

Porque

Ano passado o Lady’s financiou através do Catarse o encontro Lady’s Comics, que aconteceu lá em Belo Horizonte, reuniu um monte de mulherada incrível (e alguns caras também) para discutir as mulheres nos quadrinhos. Esse ano elas voltam com um projeto muito legal que vai juntar um monte de quadrinistas numa só revista, a Revista RISCA!

Eu fiz algumas perguntinhas para as meninas e elas foram queridas em responder!

Eu tô amando a proposta da Revista Risca. Adoro ver esses espaços criados por e sobre mulheres. Como surgiu a idéia de fazer a Revista? E qual o objetivo de vocês com a criação da Revista?

Já havíamos pensando em transpor nosso trabalho para o papel desde um bom tempo. Mas não sabíamos a forma. Pensamos em livro e até fanzine. Mas a revista deixa tudo mais divertido. O objetivo da Revista é registrar alguns debates que ficam por muitas vezes perdidos na internet ou que são pouco abordados. O Lady’s sempre primou pela documentação do trabalho das autoras e acreditados que ter um conteúdo impresso é um bom documento para auxiliar futuras pesquisas e interessados nesta área. Sentimos falta deste conteúdo em livros sobre quadrinhos e então resolvemos fazer por nossa conta.

O Lady’s Comics tem cinco anos de vida, e ano passaram fizeram um evento incrível para discutir mulheres e quadrinhos e pelo que vi foi uma coisa linda. Desses cinco anos de Estrada, o que vocês mais tiram de aprendizado?

Que se nos mobilizarmos as coisas podem mudar. O Lady´s desde o início fez um trabalho de formiguinha. Somos 3 pessoas apenas que foi trocando ideia nos eventos, questionando a questão da representatividade e do maior reconhecimento das autoras, fomos levando essa discussão para outros grupos e junto com as autoras fomos criando uma rede. Hoje o tema está sendo amplamente discutido e ficamos felizes em pensar que o Lady´s tem um dedinho nisso.

Quais os planos para os próximos 5 anos de Lady’s Comics? Vocês têm esses planos já?

Para o site, vamos reestruturar, ter novas colaboradoras e fomentar uma maior produção crítica feita por mulheres sobre HQs. Também queremos seguir com uma publicação anual da Revista RISCA!, assim como dar sequência ao Encontro do Lady’s.

De novidades, acabamos de ter um novo projeto aprovado que visa levar os quadrinhos para crianças de áreas periféricas de BH e auxiliar professores desses locais a usar os quadrinhos dentro da sala de aula. Podemos contar que o projeto se chama Q.U.A.T.I. – Quadrinhos, Educação, Traços e Imaginação e que ano que vem já vamos começar a trabalhar nele.

O nosso próximo grande passo é ter um local físico para podermos fazer esse e outros trabalhos…tudo no campo das ideias hahaha mas sonhamos alto.

recompensas

 

As recompensas são do tipo que eu adoro: a revista física, Pôster A4, cards… Mas, se você é de BH (ou pretende ir pra lá) e pode desenbolsar um pouco mais, tem oficinas de bordado, técnicas e materiais e de projeto gráfico. <3 Então, gente. CORRAM PARA O CATARSE. Vamos fazer essa revista linda acontecer!

 

%d blogueiros gostam disto: