Parece que é déjà-vu, mas é a realidade.

Aí me chamam de louca e dizem que somos teoristas da conspiração por achar que não tem Reys o suficiente no mercado.

Me chama de louca agora, colega.

Hasbro, na sua infinita ignorância sobre o que faz mulheres quererem comprar brinquedos de suas sagas cinematográficas favoritas, deixou Rey, só a PROTAGONISTA DE STAR WARS O DESPERTAR DA FORÇA, de fora do jogo de tabuleiro Monopoly inspirado em Star Wars.

Sabe, Star Wars.

Aquele filme em que a Rey é a protagonista.

star wars-rey-2

Star Wars_rey-1

Pois é.

Isso vem para confirmar as suspeitas de alguns nerds machistinhas que chegaram a dizer que as feministas (o/) compraram todas as Reys do mercado para que pudéssemos continuar reclamando que não tinha Rey o suficiente. Vejam só, obviamente nós invadimos todas as fabricas da Hasbro e roubamos apenas as Reys do Monopoly, também modificamos a arte gráfica do jogo – tudo isso para que pudéssemos continuar alimentando o nosso delírio de que não há Reys o suficiente.

*Este último parágrafo é uma piada, caso você não tenha entendido.

Tem quem tente justificar a falta da Rey dizendo que “São dois personagens da série antiga e dois personagens da série nova”. Não, não cola. Sinto Muito. Você não deixa a protagonista do seu filme de fora do jogo de tabuleiro dele – mesmo que o jogo seja baseado na saga inteira. Nos dias de hoje, quando você toma a decisão de deixar a protagonista feminina de fora, você precisa saber o que você está fazendo. Simples assim.

Esta garotinha de oito anos parece entender melhor da vida do que a Hasbro, por exemplo:

Querida Hasbro, Como você pode deixar a Rey de fora? Ela pertence à Star Wars Monopoly e e em todos os outros jogos de Star Wars. Sem ela, não há o despertar força. A força desperta nela! E sem ela os vilões teriam ganhado! Além do mais, garotas e garotos precisam ver que mulheres podem ser fortes como ela. Garotas importam! Garoto ou garota, quem se importa? Somos iguais, todos nós.

Querida Hasbro,
Como você pode deixar a Rey de fora? Ela pertence à Star Wars Monopoly e e em todos os outros jogos de Star Wars. Sem ela, não há o despertar força. A força desperta nela! E sem ela os vilões teriam ganhado! Além do mais, garotas e garotos precisam ver que mulheres podem ser fortes como ela. Garotas importam! Garoto ou garota, quem se importa? Somos iguais, todos nós.

A exclusão de Rey do Monopoly vem em sequência a Hasbro ganhar os direitos sobre a linha de Princesas da Disney, que antes pertencia à Mattel. A linha da Hasbro, inclusive, recebeu ótimos reviews pois apresenta personagens mais fieis à etnia e ao design das personagens originais. Princesas, ok. Rey, not ok. Além de ser uma jogada de marketing péssima, visto que as poucas Reys que estão disponíveis estão esgotando porque, bom, nós gastamos dinheiro com aquilo que nos representa. Não é difícil de entender.

Já virou tradição a falta que as personagens femininas fazem nas linhas da Hasbro. A versão de trinta centímetros dos personagens, apesar de ter o Finn e isso ser muito, profundamente legal, não produziu uma Rey. Você pode encontrar do Homem-Aranha ao Capitão América, mas nenhuma Viúva Negra nem Feiticeira Escarlate.

Aqui estamos nós, loucas, teoristas da conspiração, perguntando novamente #cadearey #whereisrey.

[Atualização]

A Hasbro respondeu a garotinha sobre a falta da Rey.

Algumas partes, daqui em diante, vão estar em branco para evitar spoilers. Então se você já tiver visto of filme é só selecioná-las.

Captura de Tela 2016-01-05 às 15.12.48

“Oi Annie Rose – Obrigado pela sua carta! O Monopoly: Star Wars foi lançado em Setembro, meses antes do lançamento do filme, a Rey não foi incluída para evitar a revelação de um ponto importante do plot, que ela enfrenta Kylo Ren e se junta à Aliança Rebelde. Rey está presente nos seguintes jogos de Star Wars: Hands Down, Guess Who e Xadrez. Além da nossa linha Black Series de 6”, 3 figuras e veículos de 3/4”, Black Series Titanium e Michomachines. Adicionalmente, fans verão mais produtos da Rey chegando às lojas neste mês, incluíndo action figures de 6” e  12”. Estamos muito animados com a popularidade dessa personagem e continuamos procurando maneiras de colocar a Rey nas nossas linhas de produtos.”

Olha, essa coisa de “não colocamos a Rey por causa do spoiler” pode parecer uma preocupação real, mas tudo se resume a organização. Se você não quer revelar pot ploints importantes a solução não é excluir a protagonista do seu jogo, é ou utilizar uma versão sem spoiler da protagonista – como a mostrada nos trailers – ou organizar o seu lançamento de produtos para que ela se encaixe. Eles não viram problemas em lançar Rey-antes-do-spoiler para as séries de figures pequenos.

Algumas pessoas também estão dizendo que “mas se tirassem o Finn, iam reclamar que não tinha o personagem negro”. Sim, iam, e iam todos ter razão. Finn também é co-protagonista do filme e a sua representação é tão importante quanto a da Rey. Além disso Monopoly é tradicionalmente um jogo com o número de jogadores entre 2 e 8 pessoas, não tem porque este em específico ficar apenas com quatro possibilidades. Adicione a Rey e a Phasma e pronto: três do lado Sombrio, três do lado da Luz. Fechou.

[Nova Atualização]

A Hasbro parece ter ouvido as vozeado #whereisrey e informou que vai adicionar a Rey na próxima leva do jogo.

Captura de Tela 2016-01-06 às 11.50.02

“Nós amamos a paixão de vocês pela Rey, e estamos felizes em avisar que vamos incluí-la no Monopoly:Star Wars, que estará disponível mais tarde no ano.”

[Fim da Atualização]

** Uma versão anterior deste texto possuía uma brincadeira chamando Monopoly de “nosso bom e velho Banco Imobiliário”. A acessória da Hasbro entrou em contato conosco para informar que o Monopoly vendido aqui não é o mesmo que o Banco Imobiliário.

%d blogueiros gostam disto: