Devo confessar que eu sou muito covarde no que diz respeito à filmes de terror, mas assim como aconteceu com Babadook, cada vez mais me sinto inclinada a assistir A Bruxa, do diretor Robert Eggers. EIS QUE, o Templo Satânico resolveu endossar o filme e agora eu definitivamente vou ter que assistir.

Jex Blackmore, a representante nacional nos Estados Unidos para O Templo Satânico, chamou o filme de “uma experiência satânica transformadora” que “oferece contexto para um período da história da América que é constantemente fetichizado”. Ela também diz que o filme empedra mulheres que estão sob o pesado martelo opressor da teocracia. Você pode ler a carta inteira, em inglês, aqui.

“Enquanto o patriarcado chama de bruxas apenas os membros mais vulneráveis da nossa sociedade, o filme de Egger se recusa a construir a narrativa de vítima. Ao contrário disso é uma declaração da independência feminina que ao mesmo tempo provoca a América (EUA) puritana e inspira uma tradição de transgressão espiritual. Nós somos empoderadas pela narrativa de A Bruxa: uma história de orgulho patológico, paradigmas religiosos do velho mundo, e uma pária que segura a perseguição (religiosa) pelos chifres. Esforços para oprimir e demonizar os heréticos provam ser um caminho para a destruição. A Bruxa não queima, mas se levanta para a noite.”

Para os desinformados, O Templo Satânico é uma religião como qualquer outra e, diferente do que todo mundo pensa, eles pregam a benevolência e a empatia entre todas as pessoas. De acordo com Jex, “Para O Templo Satânico, Satão é um símbolo de contestação, independência, conhecimento e auto-empoderamento, e serve como uma afirmação da existência natural.” Tudo isso me parece ainda mais interessante porque a religião tem sido o centro de uma discussão importante sobre liberdade religiosa nos EUA.

Eu não sou religiosa em nenhuma medida, mas essa notícia definitivamente me deixou mais animada para ver o filme já que muitos dos filmes sobre mulheres bruxas e histórias do gênero não conseguem ir além da básica história de terror.

Aqui no Brasil o filme estréia dia 3 de Março.

Vou deixá-las com esse trailer ~fofo~ de A Bruxa.

Via The Mary Sue

%d blogueiros gostam disto: