É engraçado como apesar de termos ido em peso assistir Guardiões da Galáxia, apesar das personagens femininas da Marvel terem ocupado 7 posições no ranque de 10 revistas mais vendidas no site Comixology, e apesar de uma pesquisa realizada pelo Facebook chegar a conclusão de que 47% do público de Quadrinhos são mulheres, ainda há tanta falha no quesito representação feminina e falta de interesse da parte dos criadores.

Nos últimos dias ficamos mais uma vez insatisfeitas com a constatação de que, do padrão de lançamento do primeiro Vingadores e que se repetiu com Guardiões da Galáxia, as personagens femininas faltando da grande maioria de produtos de merchandising que a Marvel e seus parceiros estão comercializando para promover Os Vingadores: A Era de Ultron.

Isso é frustrante porque nós, mulheres, vamos ao cinema assistir ao filme, nós estamos acompanhando cada pequena novidade que sai, cada foto, cada teaser e cada trailer. Muitas de nós voltaram a ler quadrinhos e a se interessar pelo universo que os envolve por causa da recente melhora de representação feminina. É frustrante porque gastamos nosso dinheiro com ingressos de pré-estreia, com DVDs, Blu-Rays, com quadrinhos digitais e físicos, porque fazemos cosplays, porque participamos de fandoms, porque temos discussões acaloradas em defesa de nossos personagens favoritos. Porque estamos nos esforçando para vocalizar todo o nosso amor por um meio que está constantemente tentando nos deixar de fora e excluir a nossa dedicação.

É frustrante também porque é, francamente, burrice da parte da Marvel e seus parceiros ignorarem o imenso mercado consumidor que nós somos. Uma mulher pode comprar um action figure do Homem de Ferro? Sim. Mas também compraria o da Viúva Negra e da Feiticeira Escarlate. Ela não vai comprar porque você decidiu que não quer vender. Um cara vai comprar o action figure de uma personagem feminina? VAI! Porque tanto homens quanto mulheres são fãs dos seus personagens.

Com a pré-estreia de Vingadores: A Era de Ultron acontecendo nesta quarta-feira (22/04), vários matérias promocionais do filme começaram a aparecer pelos cinemas. Hulk, Homem de Ferro, Capitão América e Thor estão em TODOS OS LUGARES. Os quatro heróis tem um mural de papelão dedicado exclusivamente a eles. A Viúva Negra, no entanto, só faz uma participação nos pôsteres de grupo. Em três shoppings visitados de São Paulo, da rede Cinemark, o mesmo mural se repete com os quatro heróis, excluindo do grupo a personagem que fazia parte da iniciativa Vingadores antes e qualquer um dos outros toparem: a Viúva Negra, personagem essa que é a única personagem feminina do universo cinemático da Marvel que efetivamente faz parte dos Vingadores.

Joguinho: ache a Viúva Negra.

Joguinho: ache a Viúva Negra.

Na mesma rede Cinemark há uma promoção em que você pode comprar copos de refrigerante e bacias de pipoca personalizadas. Nos copos você pode escolher entre quatro heróis – nenhum deles é a Viúva Negra. A bacia de pipoca é dedicada ao Ultron, vilão do filme. Então vejam só, a Viúva Negra participa de quatro filmes (Homem de Ferro 2, Vingadores, Capitão América: o Soldado Invernal, Vingadores: A Era de Ultron) e nem em um copo eles se dignaram a coloca-la. Ultron é vilão de um filme e ganha um pote de pipoca. Entende a frustração?

IMG_1561

Há os que questionem: “MAS E O GAVIÃO ARQUEIRO? Ele também não está em lugar nenhum.” Os Vingadores são formados por seis membros, pelo menos até este segundo filme. São eles, Thor (HOMEM CIS HETERO BRANCO), Homem de Ferro (HOMEM HETERO CIS BRANCO), Capitão América (HOMEM HETERO CIS BRANCO), Hulk (HOMEM HETERO CIS BRANCO), Gavião Arqueiro (HOMEM HETERO CIS BRANCO) e a Viúva Negra. Eu gosto do Gavião Arqueiro? Sim. Eu estou triste porque tem um homem hetero cis branco faltando da divulgação do filme? Não, porque essa parcela do público já está bem representada até de mais, enquanto mulheres são constantemente excluídas dessa representação. Eu sonho com a possibilidade do Falcão entrar para os Vingadores nesse filme? Todo dia. Se para a representação feminina ainda é um buraco imenso, a representação de etnia e LGBT é outra grande falha desse universo.

Então vamos lá. Hoje nós estamos dando início a um hashtag para chamar a atenção da Marvel, do Cinemark, e das demais parceiras da editora que liberarem produtos, aqui no Brasil, em que a Viúva Negra e/ou Feiticeira Escarlate estão excluídas. Se vocês passarem ao lado de um pôster em que uma das duas não aparece junto com o grupo, em que elas estão sistematicamente excluídas da divulgação, quando forem assistir ao filme nos cinemas, batam uma foto e compartilhem no facebook, no twitter, no instagram, em qualquer outra rede social, usando o #cadeviuvanegra para marcar a nossa insatisfação com a exclusão delas.

E para os que vão repetir incansavelmente “mas a Viúva Negra não vende mercadoria”, eu digo: Não vende porque não tem.

blackwidow

 

 

[Atualização]

Para quem ainda vai assistir ao filme na rede Cinemark, algumas meninas conseguiram comprar o pote de pipoca da Viúva Negra! o/ Animal! Corram e se acabem em baldes de pipocas! 😉 <3

[Fim da Atualização]

%d blogueiros gostam disto: