Para quem não se lembra, alguns meses atrás uma história dos X-Men causou ~certa~ polêmica pois revelava que Bobby Drake, o Homem de Gelo, era gay. Apesar de ser completamente a favor das mudanças em personagens clássicos para que minorias sejam melhor representadas, o modo como o anúncio foi feito aconteceu de uma maneira complicada. Além de mostrar Jean Grey forçando um jovem Bobby Drake a se assumir, a história também tratava o assunto com falta de tato. Quando Bobby diz que talvez ele seja bissexual, Jean responde que ele é “Full Gay”. Isso foi um problema porque é a reprodução do apagamento da bissexualidade, que é constantemente tratada como um passo em direção a se assumir lésbica ou gay.

Ontem chegou às bancas a edição XX de X-Men, em que o jovem Bobby Drake do passado confronta o Bobby Drake do presente (X-Men e viagem no tempo, sempre permitindo esse tipo de situação).

Na primeira imagem, Bobby-do-presente está participando de uma simulação de luta e, quando chega ao seu quarto, encontra o Bobby-do-passado e acha aquilo estranho .

 

Bobby-do-passado pergunta o que a Jean-do-passado está fazendo lá. Bobby do Passado diz que ela está lá para dar apoio a ele. Bobby-do-passado é bem direto e diz logo de cara “Eu sou Gay. Isso quer dizer que você também é. Né?” Bobby-do-presente diz que vai matar Henry (Fera) por trazê-lo para o presente. Bobby-do-passado continua “Então, eu não quero passar a minha vida inteira escondendo essa parte de mim. Eu entendo porque você fez isso… Mesmo que eu não entenda porque você continua fazendo isso..” Bobby-do-Presente faz um comentário “É por isso que ninguém gosta de você, Jean Grey”.

Bobby-do-passado continua “não… Todo mundo gosta DE MAIS dela. Nós não gostamos dela porque estamos escondendo alguma coisa… De nós mesmos. Mas você não precisa fazer nada… Eu só queria conversar sobre isso com você. Você pode continuar fazendo o que você quiser. Mas eu estou preso aqui [nessa timeline] e eu acho que vou tentar viver esse momento da minha maneira.” Bobby-do-presente então responde “Você vai ser mutante E gay. Wow. Como pode você ser mais bem equilibrado do que eu?” E Bobby-do-passado conclui “Então você é gay.”

Tem muitas coisas legais no fato de Bobby-do-Presente estar se assumindo, vai ser uma virada de personagem interessante e é muito importante para a representação de diversidade sexual. Se antes o modo como o assunto foi abordado era problemático, agora senti que a equipe criativa parece ter acertado o tom e tratado o assunto com a delicadeza e peso que ele tem. Além disso, a frase “Você vai ser mutante E gay” é muito emblemática. Se ser mutante já é complicado, ser gay e mutante é ainda mais difícil.

Personagens como o Homem de Gelo se assumindo homossexuais são importantes porque dão uma visibilidade para a causa que, com um personagem completamente novo, talvez fosse quase impossível de atingir – o que não quer dizer que não sejam necessários novos personagens diversificados. Agora é esperar e ver qual vai ser o pay-off dessa história, e como os demais mutantes vão receber a notícia.

 

Textos sobre representação de diversidade:

Super Heróis Que Mudam

FAQ Nerd Feminista

%d blogueiros gostam disto: