Em entrevista recente para a revista Variety, Gwendoline Christie comentou um pouco sobre o que a atrai aos seus papéis mais recentes em Jogos Vorazes – A Esperança Parte II, e no Episódio VII de Star Wars: O Despertar da Força.

“É ótimo estar envolvida em três grandes franquias, mas elas são três grandes franquias que estão se empenhando para expandir nossa consciência sobre nós mesmos como seres humanos, e isso é muito empolgante. São três coisas enormes, mas a qualidade das histórias e dos conceitos são muito, muito bem desenvolvidas e relevantes, então todos parecem envolvidos nessa empolgação do que essas coisas estão fazendo. Os três projetos são incrivelmente progressivos, então parece que todos estão juntos na idéia disso, e todo mundo está dedicado a dar o seu absoluto melhor em honrar as idéias e coloca-las no mundo.

Ela comentou ainda sobre os desafios de interpretar Capitã Phasma, sua personagem em Star Wars, que vai estar coberta pela armadura. Diferentemente da trilogia original, em que David Prowse vestia a armadura no set, mas a voz icônica vinha de James Earl Jones, J.J. Abrams fez questão de que Gwendoline estivesse presente no set.

5543ca9edb753b82389cbdf2_vanity-fair-star-wars-05

“Eu achei um desafio de atuação bem interessante, não apenas por causa do que eu sentia que a personagem estava representando – e era o que eu sentia, e nós conversamos sobre isso, mas nunca foi um manifesto “é isso que deve ser” – e foi interessante para mim ter que mandar embora a responsabilidade de ser um certo tipo de mulher, de ter que se cuidadosa de uma maneira que muitas vezes não era prático. Tirar isso de mim foi muito libertador, e significou que, como uma atriz, eu tinha que focar em outras coisas. Eu tinha que focar no que o meu corpo estava comunicando. Se torna o modo como você segura suas mãos, o modo como você caminha, para onde o seu peso pende e o que você quer que isso signifique – e eu queria dar isso à personagem. Eu achei que seria interessante fazer algo definitivamente feminino com a personagem mas não de uma maneira superficial, e espero que isso fique visível.”

Gwedoline também falou sobre elementos que encontrou em comum na interpretação de Brienne de Tahr, sua personagem em Game of Thrones, e na Capitã Phasma.

“Eu não acho que muitas atrizes tem a oportunidade de interpretar papéis em que elas não precisam pensar sobre como seu rosto está, mas eu senti a exata mesma coisa com Brienne, e isso foi muito libertador. Foi ótimo como atriz para trabalhar minhas habilidades – que não sejam segura a cabeça (de uma determinada forma) para que você esteja bonita. É sobre o que você está transmitindo, e estar a serviço de uma idéia maior que você mesma, seja o objetivo da personagem ou, além disso, talvez algo mais sócio-político. Nós vimos a imagem de Phasma e, novamente, é um tipo diferente de mulher que está mostrando um tipo de força, mas de uma maneira muito diferente dos meus outros dois personagens.”

Difícil resumir tudo isso que Gwendoline diz. Numa só entrevista ela conseguiu discutir a importância de personagens femininas variadas, complexas e falar sobre como o trabalho das atrizes sempre vêm carregado do sexismo que se mostra na necessidade de “estar bonita” para a câmera.

Captura de Tela 2015-09-21 às 15.19.15

Sobre o “incidente” no twitter de Star Wars, também conhecido como aquela-vez-em-que-o-social-media-de-star-wars-LACROU, a atriz disse:

“Foi lindo porque foi informativo, que é o que a gente precisa para bater de frente com o preconceito de qualquer forma no nosso mundo… Alimentar informação. Essa é a minha opinião, que educação combate medo, e medo leva ao preconceito – então se todos nos tornamos mais educados, e se a nossa mídia mainstream continuar expandido e mostrando representações de mulheres e homens mais realistas… Por exemplo, em Jogos Vorazes, Katniss é uma mulher incrível, mas Peeta também é um tipo diferente de herói masculino. Ele é um tipo diferente de personagem masculino porque ele tem uma variedade emocional rica, e não é homem musculoso e mal-humorado que a gente vê se repetir.”

Que mulher maravilhosa. <3

gwendoline-christie-star-wars-game-of-thrones

via Variety.

%d blogueiros gostam disto: