Faz um tempo que eu não consigo colocar review de quadrinhos no ar. Mas finalmente estou começando os reviews de 2016 (com uns cinco meses de atraso, eu sei), e acho que não podia começar de maneira melhor. 🙂

Olga, a Sexóloga é uma seleção das melhores tirinhas da personagem criada pela quadrinista paraibana Thaïs Gualberto. O livro tem 134 páginas de tirinha divertidas e que circulam os temas de sexualidade feminina e de ser mulher nessa sociedade que mal consegue admitir que mulheres tem uma sexualidade.

IMG_2776

Nesse primeiro volume que compila os quadrinhos da Olga entre 2009 e 2015 uma das coisas que mais me chamou atenção foi como é gostoso e interessante acompanhar o desenvolvimento artístico e militante da Thaïs e, por consequência, da personagem. Se as primeiras tirinhas parecem um pouco mais despreocupadas, à medida que os anos passam fica cada vez mais evidente a força que as visões feministas da autora se estruturam no quadrinho. Enquanto lia fiquei lembrando de mim mesma nessa mesma época, no modo como os conceitos que tenho hoje iam aos poucos se formando.

Olga é uma sexóloga que fala sobre sexo e sobre ser mulher e fazer sexo de maneira divertida e direta. Os assuntos vão desde a nossa conexão com o mundo digital até a hora em que alguém precisa dizer as palavras que talvez gerarão discórdia, mas que são de extrema importância: vamos colocar a camisinha.
IMG_2780

De maneira geral talvez o tema do livro seja a desconstrução da mulher como esse ser místico, puro e intocável que existe apenas para alegrar e engrandecer o mundo e que, convenientemente, esquece que mulheres também tem desejos sexuais. É divertido ver Olga quebrar essa imagem de mulheres perfeitas que a mídia vende ao mesmo tempo em que lida com esses assuntos de maneira empoderadora, divertida e sempre desligando a sexualidade feminina do prazer/olhar masculino. Isso é especialmente importante para desfazer essa visão de que sexualizar uma personagem ou pessoa é a mesma coisa que discutir e apresentar a sexualidade de uma mulher.

IMG_2781

Olga, a Sexóloga é uma leitura rápida, divertida e o tipo de livro que volta e meia você vai se pegar lembrando de uma tirinha e querendo reler algumas delas. Você pode comprar o quadrinho da Olga na Comic House ou na Ugra Press, e pode acompanhar o trabalho incrível da Thaïs aqui.

E eu acho que você super devia. 😉

IMG_2782

%d blogueiros gostam disto: