Estrelas Além do Tempo (Hidden Figures em inglês) ainda não foi lançado no Brasil, mas já está ultrapassando a bilheteria de vários outros filmes com grande marketing nos Estados Unidos. Estrelas Além do Tempo é um filme dirigido por Theodore Melfi, que conta a história de três mulheres negras que trabalham para a NASA no ano de 1961. Por mais que sejam colocadas a parte no ambiente de trabalho, as três fazem avanços importantes para os projetos da NASA na época.

O filme lucrou mais que vários outros lançamentos de grande orçamento, como Monster Trucks, The Bye Bye Man e Sleepless. Estrelas Além do Tempo arrecadou mais até que o queridinho atual dos críticos, La La Land. Depois de quatro semanas em cartaz, Estrelas Além do Tempo conseguiu lucrar mais de 20 milhões de dólares, enquanto o musical La La Land não passou de 15 milhões de dólares durante seis semanas em cartaz.

Além disso, até o momento as críticas falaram bem de Estrelas Além do Tempo. É interessante ver o sucesso desse filme, considerando algumas críticas que Hollywood vem sofrendo ao longo dos anos. Desde 2015, o debate sobre pessoas padrão dominarem a indústria do cinema ganhou muita força, principalmente com toda a repercussão do Oscar só ter indicado artistas brancos por dois anos seguidos. Ainda há quem diga que isso acontece porque não tem filme bom com pessoas negras, mas por aqui e em outros sites procuramos mostrar que isso não é verdade, o que acontece é que esses filmes não recebem a mesma visibilidade ou as premiações ignoram essas obras.

Por essas e outras é ótimo ver um filme como Estrelas Além do Tempo fazendo tanto sucesso de bilheteria. Obras que mostram pessoas que vão além do “homem branco cis hétero” precisam ganhar mais visibilidade. Não só aparecendo na frente da câmera, mas por trás dela também. Já está cansativo abrir a lista dos indicados aos prêmios de cinema e sempre ter que ver as mesmas coisas sendo indicadas. Além disso, Estrelas Além do Tempo tem uma história muito importante, não só por finalmente contar a história dessas mulheres negras que ficaram apagadas por anos, mas também nos faz refletir sobre quantas pessoas fora do padrão não tiveram seu trabalho reconhecido pelo fato da nossa sociedade ser preconceituosa.

Estrelas Além do Tempo estreia dia 2 de fevereiro no Brasil.

Via The Guardian

%d blogueiros gostam disto: