Nos últimos dias, a Disney anunciou em sua loja a nova fantasia da linha Star Wars: a roupa da Jyn Erso, personagem principal do filme Rogue One. Dessa vez a Disney acertou.

Já faz algum tempo que as pessoas discutem os problemas dos brinquedos “para meninas” nas lojas, isso também inclui a parte de fantasias. Normalmente as opções que existem para as meninas, principalmente nos produtos da Disney, acabam se resumindo ao estereótipo da princesa, enquanto os meninos têm uma variedade maior. Não tem nenhum problema em fantasias de princesas para crianças, o problema é quando essa é a única opção.

Nesse caso, a fantasia da Jyn Erso não tem nada de princesa. Além disso, o marketing da Disney para essa fantasia não está sendo direcionado apenas para meninas. Ainda há muita resistência com a ideia de meninos usando “coisas de meninas”, mas isso é um passo legal que a Disney deu.

Star Wars: Rogue One é um filme que já levantou polêmica antes de ser lançado. Ninguém ficou surpreso quando alguns fãs da saga começaram a reclamar que agora “só tinha mulher em Star Wars”, sendo que esse é o segundo filme (de oito) com uma protagonista mulher. Jyn Erso já foi chamada de Mary Sue e “personagem fraca” sem nem ter aparecido nas telas do cinema, parecido com o que aconteceu com a Rey antes do episódio VII ser lançado.

É importante que essas barreiras de “coisa de menina e coisa de menino” sejam quebradas em todos os tipos de brinquedo, mas acredito ser ainda mais legal isso vindo de uma franquia que infelizmente ainda tem muito machismo. Star Wars foi encarado por muitos fãs machistas como “coisa de menino” por muito tempo, então é bom que as meninas dessa geração tenham personagens em que possam se espelhar e usar as fantasias.

Esperamos que outras empresas percebam que meninas não querem ser só princesas, assim como também entendam que não há nada de errado em divulgar uma fantasia de uma personagem mulher para qualquer gênero, afinal de contas brinquedo não tem gênero e não devia ser definido como se tivesse, né?

%d blogueiros gostam disto: