SPOILERS para OITNB e Downton Abbey

Em uma análise das cenas de estupro ocorridas na última temporada de Orange Is The New Black, publicada pela Vulture, a autora Jada Yuan desenvolveu o “teste Bechdel” perfeito para cenas de estupros em narrativas (não importa se foram em livros, filmes, séries, etc.). São três perguntinhas muito simples:

  1. O estupro ocorre pelo ponto de vista da vítima?
  2. A cena de estupro possui o propósito de desenvolvimento da personagem da vítima em vez da trama da narrativa?
  3. O abalo emocional da vítima é desenvolvido depois?

Eu ainda poderia acrescenta uma 4ª: “o corpo nu da vítima é mostrado durante a cena como objetivo de sexualização?”.  Se a cena responde sim para essa pergunta em particular, já sabemos que diretores/produtores/escritores em questão são meio doentinhos e deveriam se tratar. Agora, just for fun, vamos listar algumas cenas de estupro que NÃO passam no teste Jada? (é como vou chamá-lo).

  1. Todo estupro de GoT, nenhuma surpresa aqui.
  2. O estupro de Anna em Downton Abbey
  3. O estupro de Alex (Monica Bellucci) naquele filme Irreversível (que todo mundo acha o máximo, por algum motivo inexplicável).
  4. O estupro de Caska no mangá Berserk (particularmente considero que a cultura pop japonesa está em um nível tão arraigado de misoginia que às vezes nem vale a pena citar, meio que já perdi a esperança por essa galera. Porém essa cena foi particularmente chocante para os leitores e Caska nunca mais se recuperou, voltando a um estado infantil da mente.).
  5. Sue Dibny, esposa do Elastic Man na trama de Identity Crisis da DC Comics

Mas também existem estupros que passam no teste Jada? Claro, mas só consegui pensar em dois: o estupro de Verônica Mars, investigado por ela mesma durante a série, e o estupro de Ayla, na saga literária os Filhos da Terra. Esses livros inclusive, apresentam uma personagem menor, uma pré-adolescente que sofreu violência sexual. O arco da jovem porém, está todo atrelado a sua superação emocional, e a personagem Ayla é quem a empodera para que lide com seu trauma. Fora esses dois, há claro, o estupro de Tiffany “Pennsatucky” Doggett em Orange Is The New Black. Eu concordo plenamente com Jada, nas séries de TV dos últimos anos, parece que somente OITNB realmente entende o significado de estupro. O novo Teste Jada gente, apliquem, questionem. Estupro gratuito não passará.

%d blogueiros gostam disto: