Hoje a Sony FINALMENTE liberou o trailer de As Caça-Fantasmas e a internet foi a loucura. Um monte de gente amou o trailer, um monte de homem achou que ia “destruir a infância deles” e tive aquela crítica que fez sentido, então vamos por partes.

Eu amei o trailer. Fazia tempo que eu não me empolgava tanto com um trailer e As Caça-Fantasmas já está há muitos meses na minha lista de filmes mais esperados, com esse novo trailer então, foi para o topo. Eu lembro de assistir ao original quando criança e amar exatamente porque ele mexia com o sobrenatural e o terror, mas de uma forma divertida. Eu fui uma criança apaixonada por coisas bizarras como A Mosca e Predadores 2, então Os Caça-Fantasmas caiu como uma luva no meu gosto.

Hoje, adulta, eu vejo que o filme tem umas tantas piadas de gosto duvidoso e podia melhor em 100% a representação feminina no filme. Por isso eu fiquei extasiada quando anunciaram uma nova versão do filme, desta vez com um elenco majoritariamente feminino. Mulheres cientistas não são comumente bem representadas na mídia, e a possibilidade de ver isso num filme divertido e sci-fi/fantasia me deixou ainda mais animada.

Veio o trailer, eu dei aquela choraminga de emoção, ri e foi lindo. Porém, fiquei com a pulga atrás da orelha em um detalhe: Patty, personagem da comediante Leslie Jones, e única personagem negra do elenco principal, não é uma cientista. Ia ter sido tão incrivelmente mais inovador se ela fosse uma cientista, ia ser um passo tão importante para a representatividade da mulher negra nos filmes. Pelo trailer a impressão que fica é que Patty vai ser ao mesmo tempo a cola que vai ligar a equipe, e “from the hood”. Por mais engraçada que seja aquela piada do final do trailer, me deixou com um amarguinho de que talvez eles vão cair em cima do clichê da mulher negra exagerada. Eu espero que não, e vou aguardar ansiosa pra ver como essa personagem vai se desenvolver no filme.

patty-as-caça-fantasmas Dito tudo isso, o ódio que o filme vem recebendo dos homens não é justificado. Vi alguns usarem exatamente essa questão da personagem negra ser um estereótipo para desqualificar o filme. Ao que parece, no entanto, ela vai ter uma participação maior do que o personagem negro do filme original, o que só nisso (apesar de pequeno) já é um avanço na representação. Criticar a falta de representatividade negra no filme é MUITO VALIDO, questionar se eles vão cair num estereótipo manjado também, mas fazer isso como forma de desqualificar um filme que você só não gosta porque não sabe lidar com protagonismo feminino, não.

As ~críticas~ ao filme se baseiam quase todas em: “Mas é um remake”, “porque não fazer uma franquia só de mulheres”, “não gostei vai ser ruim”, “um clássico estragado”, “vai ser só mais um blockbuster, nada de inovador” e, o meu favorito até agora, “A piada com vômito foi apelativa”. Esse último amigo parece não ter assistido aos filmes originais, mas serve para notar que mulheres só podem fazer um tipo de piada, se elas fazem piadas que são consideradas “nojentas”, não pode. Porque aí é apelação. Homem pode fazer piada de peido, de vômito, de masturbação. Mas deus nos livre se uma mina fizer piada com vômito. É interessante notar também que Tartarugas Ninja é só mais um blockbuster. Transformers também. Homem de Ferro também. Vingadores e Batman vs Superman a mesma coisa. Mas quando é um filme formado exclusivamente por minas, não pode.

as-caça-fantamas-vomito

Eu amo blockbusters. Eu falo sem medo que eu adoro o primeiro Transformers. É um filme cheio de problemas, mas é divertido. Eu vou problematizar até o fim, mas eu gosto. E eu adoro o Caça-Fantasmas original, e estou amando esse novo twist na franquia. A começar que, como já disse antes, é inovador, já que nós quase nunca (ou nunca) vimos um filme de ação dessas proporções em que todas as protagonistas são mulheres. Porra, isso é animal de mais. E quando você tem um filme de ação blockbuster que sai do padrão homem-branco já é o suficiente para chamar a minha atenção, já é mais do que o filme de ação tradicional. Então sim. As Caça-Fantasmas vai ser um blockbusterzão, e vai ser lindo.

Tem uma quantidade infindável de ecto-male tear na internet. Elas estão no youtube, estão nos posts sobre o trailer no facebook, no twitter e tudo mais. Então proponho uma ação, vamos lotar os posts sobre o filme, os compartilhamentos, os comentários, vamos dar like no vídeo do youtube, vamos lotar tudo com todo tipo de comentário positivo. Não vamos deixar o ódio ridículo desses nerds machistinhas dominarem. Vamos nos comunicar com a Sony Pictures, vamos fazê-los escutar o quão bem quisto esse filme é. Porque esse filme merece nosso amor. <3

Caso você anda não tenha visto esse trailer-maravilha:

 

%d blogueiros gostam disto: