Apesar da EA não ter mostrado muito de Mass Effect Andromeda durante a E3 desse ano, com certeza uma novidade roubou a cena: a apresentação da protagonista Ryder. Não ficamos animados só porque finalmente vimos a cara do personagem, mas também pela Bioware ter apresentado Ryder pela primeira vez como uma mulher.

Quem está acostumado com os jogos da Bioware sabe que nós podemos customizar nosso protagonista, mas o marketing do jogo também é muito importante. Apesar da Bioware sempre ter permitido a opção da Shepard mulher, a grande maioria dos trailers e marketing da primeira trilogia mostravam o Shepard homem. Só tivemos a Shepard mulher em destaque em um dos trailers de Mass Effect 3, o último jogo da última trilogia, lançado em 2012.

Aaryn Flynn, um dos representantes da Bioware, deu declarações sobre o assunto depois da E3:

Quando apresentamos o Shepard homem, 10 anos atrás, era uma época em que nos inspirávamos no marketing de entretenimento tradicional. ‘Precisamos de um protagonista icônico. Precisamos de tudo icônico’

Mas acredito que toda a indústria, incluindo nós, superamos isso. Nossos jogos permitem que você escolha seu protagonista, as pessoas entendem isso hoje

As pessoas querem criar seus próprios personagens.

Na maioria dos jogos em que podemos escolher o gênero, sempre parece que a opção de ser mulher é secundária. Quando a Bioware decide apresentar a protagonista Ryder, logo no primeiro trailer, como mulher, dá a impressão que essa é a escolha “padrão”. Pode parecer pequeno para alguns, mas para outros jogadores isso é uma passo na direção certa.

É importante que o jogo, incluindo seu marketing, abram espaço para algo além do protagonista homem genérico. Depois do lançamento de Mass Effect 3 foi liberada uma pesquisa feita pela Bioware que apontava que apenas 18% dos jogadores usavam a Shepard mulher. Vai ser interessante ver a mudança dos números agora que a Ryder mulher parece ser o destaque do marketing.

Isso também mostra que a Bioware mais uma vez escuta seus fãs. Quando chegava a época de anunciar um novo Mass Effect, muitos jogadores reclamavam da Shepard mulher nunca aparecer nos trailers. Isso só foi mudar 6 anos depois no final da trilogia. Aparentemente agora eles darão mais espaço para a protagonista mulher, assim como fizeram com alguns dos trailers de Dragon Age Inquisition em 2014.

Não temos muitas informações sobre a protagonista ainda, sabemos que Ryder foi mandada para Andromeda na esperança de encontrar um novo lar para a raça humana. Ryder não terá qualquer relação com os acontecimentos da última trilogia e há boatos de que poderemos ver a família da protagonista.

Enquanto não sabemos mais, ficamos com suposições e muito ansiosos para ver o resultado final do jogo. O jogo tem previsão para ser lançado no começo de 2017 e teremos mais informações no final desse ano.

via The Mary Sue

%d blogueiros gostam disto: